terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dez dicas para combater a celulite




Estima-se que a celulite atinja cerca de 90% da população feminina, afetando todas as mulheres em geral, independentemente de idade ou peso.  E é para as meninas que fazem parte desses 90% - e também para o restante, uma vez que é preciso prevenir - que replico abaixo 10 dicas para amenizar o problema que recebi da Rede Mundo Verde.
Mas primeiro é preciso entender:  Os principais causadores da celulite são a predisposição genética, fatores hormonais, o sedentarismo, dieta desequilibrada (açúcares, gorduras...), abuso de álcool e o fumo além do stress na rotina diária. Ou seja, não adianta pagar $$$$$$$ por um tratamento se não mudar o estilo de vida. As dicas abaixo são exatamente sobre isso. 
 1 - Diminua a quantidade de toxina no seu corpo. A melhor forma de eliminá-las é garantir uma boa hidratação. O consumo de líquidos, principalmente a água (2 litros ao dia), ajuda a eliminar as toxinas e tratar a celulite. Sucos de frutas orgânicas, infusão de ervas e água de coco também podem ser alternativas interessantes. (Acrescento à primeira dica da nutricionista fazer drenagem linfática - uma massagem que atua na eliminação de líquidos e toxinas do organismo. É bacana para quem tem retenção de líquidos)

2 - .     Reduza o consumo de sódio, causador de retenção hídrica, que pode agravar o quadro. Ou seja: Diminua o consumo de sal, enlatados, alimentos em conservas, embutidos e alimentos industrializados. Troque o sal comum pelo sal light, que tem 50% menos sódio em sua composição. Prefira usar nos alimentos os temperos naturais como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão que além de sabor tem também antioxidantes.

3 -      Trate da saúde do intestino. (Já ouvi isso de várias fontes médicas, é importante mesmo, até para emagrecer). A constipação intestinal também faz com que haja acumulo de toxinas no corpo. Cuide do bom funcionamento do intestino aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras como os cereais integrais; arroz integral, farelo de aveia, sementes de linhaça; frutas e verduras principalmente as orgânicas.

4.     Aumente o consumo de frutas e legumes com bastante água. Eles ajudam na hidratação e desintoxicação do organismo: o abacaxi, melancia, frutas cítricas, pepino e salsinha. Prepare um suco com esses ingredientes!

5.     Inclua na dieta alimentos fontes de silicio, mineral envolvido na produção de colágeno. A aveia e o chá de cavalinha e á água mineral são boas fontes do mineral.Experimente incluir nos sucos, no lugar da água, a infusão da cavalinha e use a aveia em flocos em saladas de frutas.

6.     Inclua no cardápio uva escura, o azeite de oliva extravirgem e o cacau que são fontes de antioxidantes que melhoram a circulação, diminuindo as celulites e melhorando assim a aparência e textura da pele. O cacau pode ser salpicado em frutas assadas. O azeite de oliva pode ser usado em saladas ou ainda substituir a manteiga.


7.     Coma também castanha do Brasil, ótima fonte de selênio; tomate, cenoura e vegetais verdes escuros, fontes de vitamina A; frutas cítricas, morango, goiaba e caju, fontes de vitamina C. As frutas vermelhas como a amora, framboesa, mirtilo, blueberry são boas fontes de antocianinas de potente ação antioxidante. Esses alimentos são fontes de antioxidantes que diminuem a ação dos radicais livres, o que melhora a aparência de pele.

8.     Não fique sem omega 3. Encontrado nas sementes e óleo de linhaça e também no óleo de peixe ele tem papel importante na saúde e aparência da pele. Outros óleos como o de semente de abóbora e o de macadâmia são fontes de antioxidantes importantes no tratamento da celulite, rugas e manchas de pele.


9.     Os alimentos fontes de vitamina C, como frutas cítricas, morango, goiaba, caju, acerola estimulam a produção de colágeno, uma proteína que melhora a elasticidade e firmeza da pele.

10.  Diminua o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas, pois provocam constrição de pequenos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação e favorecendo o inchaço que piora a celulite.

Dica extra: Para que os cremes de tratamento tenham melhor penetração na pele e efeito a pele deve ser preparada para recebê-los. Use bucha vegetal no banho e faça uma esfoliação uma vez por semana. Misture farelo de aveia ao azeite de oliva e aplique na pele em movimentos suaves e circulares. Essa esfoliação ajudará a remover as células mortas e melhorará a absorção dos cremes de tratamento. A drenagem linfática e a caminhada também são importantes aliados no tratamento da celulite.

[ Fonte:Flávia Morais / Nutricionista da rede Mundo Verde ]

Propaganda do bem: Um serviço bem bacana é o "Alô Nutricionista", uma orientação nutricional que a Mundo Verde   oferece gratuitamente. Disponível em todo o Brasil, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, pelo telefone pelo 0800-0222528. O serviço também pode ser acessado pelo e-mail alonutricionista@mundoverde.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails